Em produção gráfica, a impressão digital é um método de impressão no qual a imagem é gerada partir da entrada de dados digitais direto do computador para a impressora de produção.
O conceito de Impressão Digital é amplo e vem se modificando ao longo do tempo. Pode-se considerar qualquer equipamento que registre sobre papel, ou outro suporte, as informações recebidas de um computador na forma de dados digitais sem que haja necessidade de gravar qualquer tipo de matriz para transferência dessas informações.
Foi no início da década de 90 que se começou a falar de impressão digital. A digitalização do processo de pré-impressão criou a possibilidade única de produção dentro da rede, integrando todas as fases da cadeia gráfica. Mas para implantar a tecnologia digital em uma empresa é preciso mais do que investimento em tecnologia. É imprescindível criar novos conceitos de parceria com fornecedores e clientes.
Segundo pesquisas na área, a demanda por impressão digital no mundo cresceu em média cinco vezes mais rápido do que a média do mercado gráfico em geral. O mercado brasileiro percebe um leve aumento na busca por serviços gráficos digitais, o que mostra que ainda há muito o que conhecer e divulgar sobre esta ferramenta. “No mercado brasileiro a demanda continua baixa, muitos clientes ainda não se deram conta das vantagens e dos benefícios que a impressão digital pode oferecer.
Fonte: Comentário de Everton Souza, Coordenador de Novos Negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário