Diferenças entre CMYK e RGB


Padrões CMYK ou RGB? 
Isso causa uma enorme confusão na cabeça de clientes, e pessoas leigas de um modo geral. Afinal, como as cores podem ser diferentes? E por que a impressão muitas vezes fica muito diferente do que se vê na tela do computador. São apenas os padrões de cores utilizados, o CMYK e RGB, um baseado em luz e o outro em pigmento. 
Conheça a diferença entre CMYK e RGB e por que é importante diferenciar cada um, além de saber quando é que um deve ser usado ou não.

CMYK: o primeiro é baseado em pigmentos, se você pegar um cartucho de tinta colorida provavelmente nele terá um desenho com três círculos, eles representam as letras C, M e Y. Sendo Ciano, Magenta e Yellow, que junto com o Preto (representado pela K na sigla) formam as cores que vemos numa estampa de camiseta ou num cartaz, outdoor. As impressoras convencionais, aquelas que temos em casa, também se utilizam desse sistema, não apenas grandes gráficas. Ao usar um editor de imagens como o Photoshop, ao selecionar uma cor é possível alterá-la através de um menu específico, onde cada letra recebe um número de 0 a 100, e o tom de cada cor é alterado com esses números.

RGB: diferentemente do padrão anterior, o RGB utiliza-se da luz para formar as cores, já que é usado para trabalhos voltado para monitores, como o de seu computador. Como no exemplo anterior cada letra representa uma cor: R – Vermelho (red), G – Verde (Green) e B – Azul (blue). Ao contrário do CMYK os valores para se alterar uma cor em RGB vai de 0 a 255.
Então muita atenção ao criar um documento, é preciso que o padrão correto seja utilizado, se é um banner para site use RGB, se é um flyer que será impresso em gráfica, o CMYK, assim garante que as cores vistas na tela sejam as mais próximo possíveis do trabalho final.

Ficou simples? Vamos ver se você entendeu:
  1. Você tirou uma fotografia com sua camera digital, e vai tratá-la no photoshop, ela está em qual formato de cor?
  2. Se você vai fazer um layout para um site, qual formato de cor deve ser utilizado?
  3. E se você vai fazer um anúncio para uma revista que será impressa em papel couchet 120g?
Respostas:
  1. Todas as câmeras digitais capturam as cores no modo RGB.
  2. RGB.
  3. Em CMYK. Não importa o papel em que será impresso o material, o que importa é que será impressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário